Estilo Militar e Militarismo

História

 

Vamos perceber um pouco mais sobre  Estilo Militar e Militarismo. A relevante importância do papel da mulher e a sua participação na Segunda Guerra Mundial tem sido alvo de análises ao longo dos anos.  Muitas mulheres trocaram os aventais pelos uniformes de guerra e serviram o seu país ao lado dos seus companheiros, contribuindo para a igualdade dos géneros. Nas roupas, os detalhes e cortes dos uniformes masculinos foram adaptadas para as silhuetas mais curvilíneas, mantendo todos os códigos dos trajes militares

Esses trajes militares começaram a influenciar o roupeiro feminino por volta dos anos 40. Após a época Mad Men, os trajes foram usados pelos manifestantes durante a manifestação anti-guerra. Décadas depois, durante os anos 90, o movimento grunge usaria os mesmos itens, mas desta vez misturados com camisas, calças jeans e vestidos vintage e a adesão foi imediata.

 

Atualidade

Nas últimas edições das semanas de moda, os designers criaram versões de alfaiataria com a atitude irreverente do passado. Estampas florais são impressas nos tecidos camuflados, saias lápis aparecem combinadas com jaquetas de estilo militar e as gabardines são usadas com salto altos.  Esta estética militar repaginada, de certa forma relembra às mulheres daquele período de luta e sofrimento, mas com uma forte feminilidade e praticidade atemporal.

Militarismo

A influência militar é tão recorrente no mundo da moda que já se tornou numa tendência clássica e aposta certeira. Ultimamente tem-se falado muito em MILITARISMO.  No vai e vem de tendências (a moda é cíclica), as marcas inovaram na modelagem e apostaram numa versão mais ‘chic’ do militarismo, transformando-o em ícone da moda, recorrendo aos tecidos pesados e cortes mais retos, sem dispensar a sensualidade das fendas e decotes.

 

 Minha Escolha

Loos simples e ausente de qualquer truque de Styling. Escolhi o vestido na verde musgo (presença militar) e contrastei com os sapatos de estampa animal. A clutch bag preta serviu para harmonizar toda a produção puxando pelos pormenores dos brincos.

Espero que tenham gostado.

Sharing Love and Fashion All the Time!

O Que Estou  Usar?

Vestido Verde Musgo: Miss Selfridge 

Shoes: Guess

Bolsa: Old

Fotos: Ana Mendes

 

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

seven + seventeen =