Tina Souvenir

A conceituada estilista Angolana Tina Souvenir, convidou-me para ser um dos rostos do próximo catálogo da marca. Confesso que não estava nada a espera do convite porque não me considero modelo e sou muito tímida em frente as câmaras, mas aceitei o desafio.

 

O Local

O local escolhido não poderia ser melhor, “Espaço Espelho d´Água”, em Belém. Situado a beira rio plantado, é um café e restaurante com vista privilegiada para o Tejo, onde os sabores do ocidente se fundem aos de oriente pela releitura de pratos clássicos lusófonos que são confeccionados. Apresenta ainda uma pequena loja com peças de artistas da lusofonia e uma galeria de arte e de performances musicais.

Makeup and Hair

A maquilhagem e o penteado ficaram ao encargo do maravilhoso Alex Pires, que tem no seu CV experiências em produção de moda em eventos de grandes nomes tais como: SPFW, LISBOA DESIGN SHOW …etc. Mas, nos próximos dias publicarei um artigo somente sobre esta maquilhagem, identificando os produtos usados e os locais de compra.

Tecidos Usados?

Quis abordar este aspeto, pois nota-se o cuidado que a estilista teve na escolha metódica de cada tecido usado.

Vlisco – Tecido Africano: tecidos de alta qualidade, 100% algodão e estampados através do tradicional processo de batik (wax print). Estes tecidos não têm avesso e são extremamente versáteis. O feito à mão é a base do legado das estampas da marca holandesa que homenageia os florais femininos e as representações abstratas frutos do Batik. A técnica utiliza rolos de cobre que gravam com cera – nos dois lados do tecido de algodão – os padrões elaborados artesanalmente. Na sequência, um banho de corantes fixa as tintas nas áreas não cobertas pela cera derretida e as lavagens posteriores arrematam o processo que torna cada centímetro têxtil ímpar.

Seda Selvagem: Apresenta fios curtos e utiliza-se como trama para confecionar fatos de festa. É um tecido forte, porém, com aspeto delicado e brilhante.

Sable: Tecido que apresenta uma certa rugosidade na superfície fazendo lembrar um areado fino.

Tule: Obtém-se com fibras elastómeras em teares especiais para tule (bobinet) e em tear Raschel e Ketler. Utiliza-se para pormenorizar vestidos de festas, em lingerie, adornos, véus, etc.

A coleção

A Coleção é muito coesa e coerente e denomina-se de GRITO DE ÁFRICA, é uma coleção feita para vestir Mulheres de todo MUNDO, independentemente da sua localização geográfica. Retrata a unicidade que atualmente tem-se verificado no que concerne ao uso dos tecidos Africanos, e a procura constante por parte dos grandes nomes da moda. As peças com modelagens jovial e atual, de caimento perfeito e intemporal, casam-se em perfeita harmonia e em sintonia com o que é relevante atualmente. Nota-se que a estilista teve muito cuidado na escolha dos tecidos e das combinações que explorou.

Onde adquirir?

Na Europa: as peças podem ser adquiridas no ateliê na estilista Roselyn Silva

Em África: poderão dirigir-se ao ateliê da estilista na cidade de Luanda – Angola

Informações Adicionais:

Modelos: Eu, Felizarda Prazeres (madamemoda) e Cantora Lipsia

Cloting: Tina Souvenir

Makeup and Hair: Alex Pires

Fotos: Miguel Mendes or Migas

 

Calçados

Sandália Prateada: Arezzo

Scarpin Nude: Aldo

Sandália Preta: Missguided

Continue Reading

Short Hair Style

Meus amores, um dos argumentos que nós as mulheres mais usamos para não cortarmos o cabelo tão curto é de que o estilo interfere na nossa feminilidade. Não concordo, pois não me sinto menos mulher por optar pelo cabelo curto e este é o meu Short Hair Style.

O cabelo curto permite a valorização dos nossos traços do rosto e é muito sexy porque deixa a nuca e as costas expostas. As maiores vantagens do cabelo curto são a praticidade e a redução de idade (faz-nos parecer mais novas). Secar o cabelo será mais fácil e rápido. E se os fios forem finos, a secagem pode durar apenas alguns minutos. Os acessórios tais como bandoletes, brincos, travessões ..etc, vão se destacar nesse tipo de corte. Como vêm só têm a ganhar se optarem pelo Short Hair Style. E nos dias em que estiver atrasada e sem muito tempo para se arranjar, não há muito com que se preocupar, o cabelo estará  praticamente arranjado e poderá ajeitar ao seu gosto com ajuda dos dedos. Os produtos de cabelo também tendem a durar mais devido ao cumprimento e o cuidado em manter o corte condicionará a um cuidado maior do cabelo.

Preferi o estilo  tapered hair, que se parece com um moicano por ter as laterais mais baixas e preservar o volume no alto da cabeça. Este comprimento deixa o visual com um ar mais elegantes, além de ser mais prático na hora de cuidar. O corte é cheio de atitude e pode ser uma ótima alternativa para quem fez o Big Chop durante a transição capilar.

Contrariando os padrões de cortes definidos para inverno, vou usar cabelo curto ao invés dos longos cobreados conforme a tendência. Porque cada um deve usar a moda em seu proveito. Vamos apostar no Short Hair Style  contrariar as regras?

Espero que tenham gostado

Sharing Love and Fashion All the Time.

O que estou a usar?

Saia: H&M

Blusa: Tiffosi

Cinto: House of CB

Relógio: DKNY

Maquilhagem e Fotos: Cidália Espadinha

 

Continue Reading

Estilo Militar e Militarismo

História

 

Vamos perceber um pouco mais sobre  Estilo Militar e Militarismo. A relevante importância do papel da mulher e a sua participação na Segunda Guerra Mundial tem sido alvo de análises ao longo dos anos.  Muitas mulheres trocaram os aventais pelos uniformes de guerra e serviram o seu país ao lado dos seus companheiros, contribuindo para a igualdade dos géneros. Nas roupas, os detalhes e cortes dos uniformes masculinos foram adaptadas para as silhuetas mais curvilíneas, mantendo todos os códigos dos trajes militares

Esses trajes militares começaram a influenciar o roupeiro feminino por volta dos anos 40. Após a época Mad Men, os trajes foram usados pelos manifestantes durante a manifestação anti-guerra. Décadas depois, durante os anos 90, o movimento grunge usaria os mesmos itens, mas desta vez misturados com camisas, calças jeans e vestidos vintage e a adesão foi imediata.

 

Atualidade

Nas últimas edições das semanas de moda, os designers criaram versões de alfaiataria com a atitude irreverente do passado. Estampas florais são impressas nos tecidos camuflados, saias lápis aparecem combinadas com jaquetas de estilo militar e as gabardines são usadas com salto altos.  Esta estética militar repaginada, de certa forma relembra às mulheres daquele período de luta e sofrimento, mas com uma forte feminilidade e praticidade atemporal.

Militarismo

A influência militar é tão recorrente no mundo da moda que já se tornou numa tendência clássica e aposta certeira. Ultimamente tem-se falado muito em MILITARISMO.  No vai e vem de tendências (a moda é cíclica), as marcas inovaram na modelagem e apostaram numa versão mais ‘chic’ do militarismo, transformando-o em ícone da moda, recorrendo aos tecidos pesados e cortes mais retos, sem dispensar a sensualidade das fendas e decotes.

 

 Minha Escolha

Loos simples e ausente de qualquer truque de Styling. Escolhi o vestido na verde musgo (presença militar) e contrastei com os sapatos de estampa animal. A clutch bag preta serviu para harmonizar toda a produção puxando pelos pormenores dos brincos.

Espero que tenham gostado.

Sharing Love and Fashion All the Time!

O Que Estou  Usar?

Vestido Verde Musgo: Miss Selfridge 

Shoes: Guess

Bolsa: Old

Fotos: Ana Mendes

 

Continue Reading

Roselyn VS Trinta

No passado dia 16 de Novembro estive presente na celebração da parceria entre as marcas ROSELYN SILVA e TRINTA POR UMA LINHA. Esta parceria nasce da vontade de explorar a história entre Portugal e África. A Trinta desafiou a Roselyn para a criação de uma peça de mobiliário que fosse a representação da aliança cultural entre Portugal e Africa. A coleção denomina-se ROSELYN SILVA by TRINTA e resultará no fabrico de peças para linha HOME / DESIGN de INTERIORES, estampadas com panos africanos. 

Continue Reading

African Fashion Police

Meus amores, ao vosso pedido vou analisar os looks que na minha opinião se destacaram no evento África Fashion. Vou avaliar SEM ordem de preferência o meu TOP 13. Vamos conferir?

CANTORA KHIRA. Look marcante, jovial e digno de um desfile de moda. As cores predominantes são o amarelo e verde que refletiram no tom de pele da cantora. O turbante de marca Oficina de Turbantes foi sem dúvidas a cereja no topo do bolo.

Continue Reading

Calça Flare

Todos nós já ouvimos falar delas, mas com outro nome “Calças a Boca de Sino”.
As calças Flare (boca de sino), marcaram os anos 70 e eram o elemento essencial nas vestimentas dos seguidores dos estilos hippie e Boho.

Continue Reading

Pale Dogwood

É caso para dizer que ultimamente a cor-de-rosa substituiu o eterno preto. As ruas estão cada vez mais ROSADAS, dando a impressão de estarmos a viver num conto de fadas onde tudo é colorido, perfeito ou numa loja de guloseimas.

Continue Reading